Durante a Introdução Alimentar dos bebês prematuros, muitos pais criam uma expectativa em relação ao ganho de peso e desenvolvimento do bebê.
Porém, mesmo com o bebê ingerindo novos alimentos, o grande responsável pelo ganho de peso continuará sendo o leite materno ou fórmula infantil.
É importante frisar que até o primeiro ano de idade, assim como os bebês nascidos a termo (bebês nascidos entre 37 e 42 semanas gestacionais), a base da alimentação dos bebês prematuros é o leite materno ou fórmula infantil.
Quando o bebê é considerado prematuro?
Essa é uma dúvida muito comum entre as gestantes.
Quando um bebê nasce com menos de 37 semanas é considerado prematuro.
Porém, atualmente existem 3 tipos de classificações para esses bebês, conforme o período de gestação:
Período de gestação | Classificação |
Menor que 28 semanas | Extremo prematuro |
Entre 28 e 32 semanas | Muito prematuro |
Entre 32 e 37 semanas | Prematuro moderado |
Vale ressaltar que quanto menor o tempo de gestação do bebê, maiores serão os cuidados necessários com ele durante a infância, e isso inclui a alimentação.
Como deve ser o ganho de peso do prematuro?
Muitas mães de bebês prematuros criam uma expectativa em relação ao ganho de peso dos seus bebês, principalmente durante o primeiro ano.
Mas é importante ter muita calma nesse período, pois o ideal é que esse ganho de peso seja gradativo.
O ganho acelerado de peso nos primeiros meses de vida de uma criança prematura pode aumentar as chances de consequências negativas por toda a sua vida como: obesidade, hipertensão, colesterol e resistência à insulina na vida adulta.
É importante saber que os bebês prematuros tendem a equiparar o peso em relação as crianças nascidas a termo (bebês nascidos entre 37 e 42 semanas gestacionais) por volta de 2 anos, e a estatura aos 3 anos.
Porém, isso não é uma regra, é somente o esperado!
Como avaliar então o ganho de peso do bebê prematuro?
Existe uma curva específica para ganho de peso de bebês prematuros, a qual o pediatra e/ou Nutricionista Materno Infantil utilizam como referência para avaliar se o ganho de peso está dentro da normalidade.
Por isso, atenção: não se pode utilizar a curva de crescimento de uma criança a termo com uma criança prematura, pois elas são bem diferentes!
Como fica a Introdução Alimentar do bebê prematuro?
Normalmente, ao completar seis meses de idade cronológica, um bebê prematuro não terá os mesmos marcos de desenvolvimento de um bebê que nasceu a termo e, consequentemente, não apresentará os sinais de prontidão (leia mais sobre os sinais de prontidão e como iniciar a Introdução Alimentar).
Sendo assim, a Introdução Alimentar de um bebê prematuro deve respeitar a sua idade corrigida aliada aos sinais de prontidão do bebê.
Ou seja, a Introdução Alimentar do bebê prematuro é muito individualizada e deve ser discutida com os profissionais que acompanhem o bebê, principalmente o pediatra, neonatologista, fonoaudiólogo e o Nutricionista Materno Infantil.