Durante a Introdução Alimentar dos bebês prematuros, muitos pais criam uma expectativa em relação ao ganho de peso e desenvolvimento do bebê.

Porém, mesmo com o bebê ingerindo novos alimentos, o grande responsável pelo ganho de peso continuará sendo o leite materno ou fórmula infantil.

É importante frisar que até o primeiro ano de idade, assim como os bebês nascidos a termo  (bebês nascidos entre 37 e 42 semanas gestacionais), a base da alimentação dos bebês prematuros é o leite materno ou fórmula infantil.

Quando o bebê é considerado prematuro?

Essa é uma dúvida muito comum entre as gestantes.

Quando um bebê nasce com menos de 37 semanas é considerado prematuro.

Porém, atualmente existem 3 tipos de classificações para esses bebês, conforme o período de gestação:

Período de gestaçãoClassificação
Menor que 28 semanasExtremo prematuro
Entre 28 e 32 semanasMuito prematuro
Entre 32 e 37 semanasPrematuro moderado
Classificação de prematuros

Vale ressaltar que quanto menor o tempo de gestação do bebê, maiores serão os cuidados necessários com ele durante a infância, e isso inclui a alimentação.

Como deve ser o ganho de peso do prematuro?

ganho de peso bebê prematuro

Muitas mães de bebês prematuros criam uma expectativa em relação ao ganho de peso dos seus bebês, principalmente durante o primeiro ano.

Mas é importante ter muita calma nesse período, pois o ideal é que esse ganho de peso seja gradativo.

O ganho acelerado de peso nos primeiros meses de vida de uma criança prematura pode aumentar as chances de consequências negativas por toda a sua vida como: obesidade, hipertensão, colesterol e resistência à insulina na vida adulta.

É importante saber que os bebês prematuros tendem a equiparar o peso em relação as crianças nascidas a termo  (bebês nascidos entre 37 e 42 semanas gestacionais) por volta de 2 anos, e a estatura aos 3 anos.

Porém, isso não é uma regra, é somente o esperado!

Como avaliar então o ganho de peso do bebê prematuro?

Existe uma curva específica para ganho de peso de bebês prematuros, a qual o pediatra e/ou Nutricionista Materno Infantil utilizam como referência para avaliar se o ganho de peso está dentro da normalidade.

Por isso, atenção: não se pode utilizar a curva de crescimento de uma criança a termo com uma criança prematura, pois elas são bem diferentes!

Como fica a Introdução Alimentar do bebê prematuro?

Normalmente, ao completar seis meses de idade cronológica, um bebê prematuro não terá os mesmos marcos de desenvolvimento de um bebê que nasceu a termo e, consequentemente, não apresentará os sinais de prontidão (leia mais sobre os sinais de prontidão e como iniciar a Introdução Alimentar).

Sendo assim, a Introdução Alimentar de um bebê prematuro deve respeitar a sua idade corrigida aliada aos sinais de prontidão do bebê.

Ou seja, a Introdução Alimentar do bebê prematuro é muito individualizada e deve ser discutida com  os profissionais que acompanhem o bebê, principalmente o pediatra, neonatologista, fonoaudiólogo e o Nutricionista Materno Infantil.

Nutricionista materno infantil On-line

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Equipe Nutricionistas Paula Stancari Nutrição Materno Infantil

Paula Stancari Nutrição Materno Infantil

Nutricionistas Materno Infantil Especialistas em Introdução Alimentar

Receba as novidades

Compartilhe

Facebook
WhatsApp