Uma dúvida muito comum das famílias, principalmente das que residem em regiões litorâneas ou quando estão em férias, é saber se pode oferecer camarão ao bebê.
Apesar da preocupação, o camarão pode ser oferecido ao bebê a partir dos 06 meses de idade, desde que seja do costume alimentar da família e caso o bebê não tenha risco de alergia alimentar.
Além disso, o camarão que será oferecido ao bebê deve ser preferencialmente feito em casa e sem sal.
Quando não se deve oferecer camarão ao bebê?
Não é recomendado oferecer o camarão apenas em situações especiais, como por exemplo, durante uma viagem – não é uma boa ideia.
Isso porque se o bebê tiver alguma reação alérgica o tratamento poderá ser mais demorado, o que pode ser perigoso para a saúde do bebê.
Por isso, sempre que optar por oferecer camarão ao bebê, o mais indicado é que esteja em casa, com mais de um cuidador e sempre prontos para qualquer eventualidade.
Como saber se meu bebê tem risco de alergia alimentar?
Os bebês com dermatite atópica grave, com alergia à proteína do leite de vaca (APLV) ou com outros tipos de alergias alimentares, são mais susceptíveis a terem alergias alimentares.
Outro ponto para se observar é se os pais do bebê têm histórico de alergia persistente.
Por exemplo, se os pais tiverem alergia a camarão, a criança pode ter uma tendência maior a apresentar quadros alérgicos.
Caso seu bebê tenha risco de alergia alimentar, consulte o pediatra do seu filho antes de introduzir alimentos potencialmente alergênicos. Em alguns casos ele pode achar necessário a solicitação de exames específicos, como o Prick test, para avaliar com mais segurança os riscos destes alimentos.
Viu só, a Introdução Alimentar pode ser bem diversificada, desde que sejam tomados todos os cuidados com a saúde de seu pequeno!
Em caso de dúvidas, procure uma Nutricionista Especialista em Introdução Alimentar.
Respostas de 2
Olá, tudo bem? O meu bebê já comeu camarão aos 7 meses de idade, apenas uma vez. Ele agora tem 11 meses, e está resfriado, eu posso oferecer o camarão?
Olá, Tereza!
É ótimo que você já tenha introduzido o camarão na alimentação do seu bebê, porém, o ideal é que alimentos alergênicos, como o camarão, sejam oferecidos com uma frequência maior, para que o organismo se acostume e diminua o risco de sensibilização.
Como ele está resfriado agora, o sistema imunológico pode estar mais sensível. O melhor seria esperar ele se recuperar e, em seguida, reintroduzir o camarão de forma gradual e mais frequente, sempre observando qualquer reação.