Uma dúvida muito comum das famílias, principalmente das que residem em regiões litorâneas ou quando estão em férias, é saber se pode oferecer camarão ao bebê.

Apesar da preocupação, o camarão pode ser oferecido ao bebê a partir dos 06 meses de idade, desde que seja do costume alimentar da família e caso o bebê não tenha risco de alergia alimentar.

Além disso, o camarão que será oferecido ao bebê deve ser preferencialmente feito em casa e sem sal.

Quando não se deve oferecer camarão ao bebê? 

Não é recomendado oferecer o camarão apenas em situações especiais, como por exemplo, durante uma viagem – não é uma boa ideia. 

Isso porque se o bebê tiver alguma reação alérgica o tratamento poderá ser mais demorado, o que pode ser perigoso para a saúde do bebê.

Por isso, sempre que optar por oferecer camarão ao bebê, o mais indicado é que esteja em casa, com mais de um cuidador e sempre prontos para qualquer eventualidade.

Como saber se meu bebê tem risco de alergia alimentar? 

Os bebês com dermatite atópica grave, com alergia à proteína do leite de vaca (APLV) ou com outros tipos de alergias alimentares, são mais susceptíveis a terem alergias alimentares. 

Outro ponto para se observar é se os pais do bebê têm histórico de alergia persistente.

Por exemplo, se os pais tiverem alergia a camarão, a criança pode ter uma tendência maior a apresentar quadros alérgicos. 

Caso seu bebê tenha risco de alergia alimentar, consulte o pediatra do seu filho antes de introduzir alimentos potencialmente alergênicos. Em alguns casos ele pode achar necessário a solicitação de exames específicos, como o Prick test, para avaliar com mais segurança os riscos destes alimentos. 

Viu só, a Introdução Alimentar pode ser bem diversificada, desde que sejam tomados todos os cuidados com a saúde de seu pequeno!

Em caso de dúvidas, procure uma Nutricionista Especialista em Introdução Alimentar.

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Equipe Nutricionistas Paula Stancari Nutrição Materno Infantil

Paula Stancari Nutrição Materno Infantil

Especialistas em alimentação infantil, dificuldades e alergias alimentares, prematuridade e cólicas do bebê

Receba as novidades

Compartilhe

Facebook
WhatsApp