Durante a Introdução Alimentar, que terĂĄ duração atĂ© os 2 anos de idade, Ă© recomendado que o bebĂȘ conheça a maior variedade possĂvel de alimentos com diferentes texturas e sabores.
PorĂ©m, alguns alimentos nĂŁo devem ser oferecidos ao bebĂȘ, pois podem aumentar as chances do desenvolvimento de doenças, inclusive na vida adulta.
Conheça quais são esses alimentos e o porque não devem ser oferecidos.
Leite de vaca e seus derivados (iogurte, queijos e Petit Suisse)
O consumo de leite de vaca antes dos 12 meses de idade aumenta o risco de desenvolvimento de anemia e de HipertensĂŁo Arterial na vida adulta.
No entanto, esses alimentos podem ser incluĂdos na alimentação dos bebĂȘs maiores de 1 ano.
Mel
O consumo de mel antes dos 12 meses aumenta o risco de botulismo, uma doença grave que pode levar à morte por paralisia da musculatura respiratória.
AlĂ©m disso, Ă© recomendado evitar o consumo atĂ© os 2 anos, pois pode atrapalhar o desenvolvimento da microbiota intestinal e a formação do paladar do bebĂȘ.
AçĂșcar
Ă contraindicado o consumo de açĂșcar antes dos 2 anos de idade do bebĂȘ. Inclusive, Ă© uma recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria e do MinistĂ©rio da SaĂșde.
Isso porque o açĂșcar pode atrapalhar a formação do paladar e da microbiota intestinal, a imunidade, e ainda aumenta as chances de obesidade e cĂĄries dentĂĄrias.
Para saber mais sobre o porque nĂŁo dar açĂșcar ao bebĂȘ confira o artigo Açucar: por que nĂŁo oferecer aos bebĂȘs?
Sucos (inclusive os naturais)
O consumo de sucos deve ser evitado até os 12 meses de idade, pois pode aumentar o risco de desenvolvimento de Diabetes e Obesidade na vida adulta.
ApĂłs os 12 meses a famĂlia pode oferecer 120ml de suco natural por dia sem açĂșcar.
Se quiser saber mais assista o vĂdeo no meu canal do YouTube ou leia o artigo em que eu respondo a pergunta: BebĂȘ pode tomar suco?
Sal
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o consumo de sal antes dos 12 meses de idade aumenta as chances de desenvolver HipertensĂŁo Arterial na vida adulta.
Engrossantes
O consumo de engrossantes por bebĂȘs Ă© totalmente desaconselhado.
Sua composição contĂ©m açĂșcar e diversos tipos de farinhas que tendem a alterar o mecanismo de fome e saciedade do bebĂȘ, contribuindo para o aumento do risco de obesidade infantil e, em alguns casos, atĂ© atraso de crescimento.
Biscoito do tipo âMaisenaâ
Esse tipo de alimento contĂ©m açĂșcar e um tipo de conservante chamado Metabissulfito de SĂłdio.
O consumo desse conservante pelo bebĂȘ aumenta as chances de desenvolvimento de problemas respiratĂłrios que podem ser confundidos com bronquite.
Biscoito de Polvilho
BebĂȘs de atĂ© 12 meses de idade nĂŁo devem consumir Biscoitos de Polvilho, pois contĂ©m sal e Gordura Hidrogenada (Gordura Trans).
Esse tipo de gordura contribui para o aparecimento do colesterol ruim â LDL, alĂ©m da diminuição do colesterol bom â HDL.
ApĂłs os 12 meses o Biscoito de Polvilho poderĂĄ fazer parte dos lanchinhos do bebĂȘ, desde que nĂŁo contenha Gordura Hidrogenada ou aditivos quĂmicos, como conservantes, aromatizantes, corantes, etc..
Achocolatado
O consumo de achocolatado por bebĂȘs Ă© totalmente desaconselhado, pois alĂ©m de ser um alimento de baixĂssimo valor nutricional, pode prejudicar bastante a saĂșde do bebĂȘ.
Por conter entre 60 e 90% de açĂșcar, diversos aditivos e conservantes em sua composição, Ă© considerado um Alimento Ultraprocessado.
Além disso, o consumo de achocolatado pode alterar o paladar, a microbiota intestinal, e aumentar as chances de desenvolvimento de cåries e obesidade infantil.
Inclusive, eu jå escrevi sobre o consumo de Achocolatado para Crianças em outro artigo.
Café ou Chås escuros
SĂŁo alimentos que contĂ©m cafeĂna e nĂŁo agregam qualquer valor nutricional.
Sem contar que a cafeĂna Ă© um estimulante do sistema nervoso central, e o seu consumo por bebĂȘs pode ocasionar diversas complicaçÔes, como por exemplo:
- Baixo ganho de peso
- Dilatação dos vasos sanguĂneos
- Aumento da pressĂŁo arterial
- DistĂșrbios do sono
- Irritabilidade, nervosismo e agitação
- Dificuldade de absorção de cålcio e ferro
Se vocĂȘ quiser saber mais sobre o consumo de cafĂ©s por crianças pode conferir esse artigo: Crianças podem tomar cafĂ©?
Tempero Industrializado, salgadinhos e enlatados
ContĂ©m excesso de sĂłdio e diversos aditivos quĂmicos, como corantes, conservantes e realçadores de sabor.
O consumo desses componentes por bebĂȘs pode ocasionar diversos problemas de saĂșde, como por exemplo:
- Sobrecarga do funcionamento dos rins
- Aumento da pressĂŁo arterial
- Alteração da microbiota intestinal
- Alteração do paladar
- Comprometimento da absorção de cålcio nos ossos
Gelatina
Por conter muito açĂșcar, corantes, conservantes e adoçantes artificiais, a gelatina industrializada nĂŁo deve ser oferecida aos bebĂȘs.
Refrigerantes e sucos artificiais
Ambos alimentos contĂ©m excesso de açĂșcar, corantes e diversos aditivos quĂmicos.
Os refrigerantes contĂ©m Ăcido FosfĂłrico. O consumo desse componente promove a desmineralização Ăłssea, o que prejudica a composição de ossos e dentes do bebĂȘ.
AlĂ©m disso, o consumo desses alimentos contribuem negativamente para a saĂșde dos bebĂȘs, pois pioram a imunidade, favorecem o desenvolvimento da obesidade e de cĂĄries dentĂĄrias.
Em caso de dĂșvidas sobre alimentação do seu bebĂȘ, procure um Nutricionista Materno Infantil, ele Ă© o profissional mais indicado para lhe auxiliar nessa fase.