Durante a Introdução Alimentar, que terĂĄ duração atĂ© os 2 anos de idade,  Ă© recomendado que o bebĂȘ conheça a maior variedade possĂ­vel de alimentos com diferentes texturas e sabores.

PorĂ©m, alguns alimentos nĂŁo devem ser oferecidos ao bebĂȘ, pois podem aumentar as chances do desenvolvimento de doenças, inclusive  na vida adulta.

Conheça quais são esses alimentos e o porque não devem ser oferecidos.

Leite de vaca e seus derivados (iogurte, queijos e Petit Suisse)

leite e derivados proibido bebĂȘs

O consumo de leite de vaca antes dos 12 meses de idade aumenta o risco de desenvolvimento de anemia e de HipertensĂŁo Arterial na vida adulta.

No entanto, esses alimentos podem ser incluĂ­dos na alimentação dos bebĂȘs maiores de 1 ano.

Mel

mel proibido bebĂȘs

O consumo de mel antes dos 12 meses aumenta o risco de botulismo, uma doença grave que pode levar Ă  morte por paralisia da musculatura respiratĂłria.

AlĂ©m disso, Ă© recomendado evitar o consumo atĂ© os 2 anos, pois pode atrapalhar o desenvolvimento da microbiota intestinal e a formação do paladar do bebĂȘ.

AçĂșcar

açĂșcar proibido bebĂȘs

É contraindicado o consumo de açĂșcar antes dos 2 anos de idade do bebĂȘ. Inclusive, Ă© uma recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria e do MinistĂ©rio da SaĂșde.

Isso porque o açĂșcar pode atrapalhar a formação do paladar e da microbiota intestinal, a imunidade, e ainda aumenta as chances de obesidade e cĂĄries dentĂĄrias.

Para saber mais sobre o porque nĂŁo dar açĂșcar ao bebĂȘ confira o artigo Açucar: por que nĂŁo oferecer aos bebĂȘs?

Sucos (inclusive os naturais)

O consumo de sucos deve ser evitado até os 12 meses de idade, pois pode aumentar o risco de desenvolvimento de Diabetes e Obesidade na vida adulta.

ApĂłs os 12 meses a famĂ­lia pode oferecer 120ml de suco natural por dia sem açĂșcar.

Se quiser saber mais assista o vĂ­deo no meu canal do YouTube ou leia o artigo em que eu respondo a pergunta: BebĂȘ pode tomar suco?

Sal

sal proibido para bebĂȘs

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o consumo de sal antes dos 12 meses de idade aumenta as chances de desenvolver HipertensĂŁo Arterial na vida adulta.

Engrossantes

O consumo de engrossantes por bebĂȘs Ă© totalmente desaconselhado.

Sua composição contĂ©m açĂșcar e diversos tipos de farinhas que tendem a alterar o mecanismo de fome e saciedade do bebĂȘ, contribuindo para o aumento do risco de obesidade infantil e, em alguns casos, atĂ© atraso de crescimento.

Biscoito do tipo “Maisena”

Biscoito maisena proibido bebĂȘs

Esse tipo de alimento contĂ©m açĂșcar e um tipo de conservante chamado Metabissulfito de SĂłdio.

O consumo desse conservante pelo bebĂȘ aumenta as chances de desenvolvimento de problemas respiratĂłrios que podem ser confundidos com bronquite.

Biscoito de Polvilho

BebĂȘs de atĂ© 12 meses de idade nĂŁo devem consumir Biscoitos de Polvilho, pois contĂ©m sal e Gordura Hidrogenada (Gordura Trans).

Esse tipo de gordura contribui para o aparecimento do colesterol ruim – LDL, alĂ©m da diminuição do colesterol bom – HDL.

ApĂłs os 12 meses o Biscoito de Polvilho poderĂĄ fazer parte dos lanchinhos do bebĂȘ, desde que nĂŁo contenha Gordura Hidrogenada ou aditivos quĂ­micos, como conservantes, aromatizantes, corantes, etc..

Achocolatado

achocolatado proibido bebĂȘs

O consumo de achocolatado por bebĂȘs Ă© totalmente desaconselhado, pois alĂ©m de ser um alimento de baixĂ­ssimo valor nutricional, pode prejudicar bastante a saĂșde do bebĂȘ.

Por conter entre 60 e 90% de açĂșcar, diversos aditivos e conservantes em sua composição, Ă© considerado um Alimento Ultraprocessado.

AlĂ©m disso,  o consumo de achocolatado pode alterar o paladar, a microbiota intestinal, e aumentar as chances de desenvolvimento de cĂĄries e obesidade infantil.

Inclusive, eu jå escrevi sobre o consumo de Achocolatado para Crianças em outro artigo.

Café ou Chås escuros

São alimentos que contém cafeína e não agregam qualquer valor nutricional.

Sem contar que a cafeĂ­na Ă© um estimulante do sistema nervoso central, e o seu consumo por bebĂȘs pode ocasionar diversas complicaçÔes, como por exemplo:

  • Baixo ganho de peso
  • Dilatação dos vasos sanguĂ­neos
  • Aumento da pressĂŁo arterial
  • DistĂșrbios do sono
  • Irritabilidade, nervosismo e agitação
  • Dificuldade de absorção de cĂĄlcio e ferro

Se vocĂȘ quiser saber mais sobre o consumo de cafĂ©s por crianças pode conferir esse artigo: Crianças podem tomar cafĂ©?

Tempero Industrializado, salgadinhos e enlatados

Contém excesso de sódio e diversos aditivos químicos, como corantes, conservantes e realçadores de sabor.

O consumo desses componentes por bebĂȘs pode ocasionar diversos problemas de saĂșde, como por exemplo:

  • Sobrecarga do funcionamento dos rins
  • Aumento da pressĂŁo arterial
  • Alteração da microbiota intestinal
  • Alteração do paladar
  • Comprometimento da absorção de cĂĄlcio nos ossos

Gelatina

Por conter muito açĂșcar, corantes, conservantes e adoçantes artificiais, a gelatina industrializada nĂŁo deve ser oferecida aos bebĂȘs.

Refrigerantes e sucos artificiais

refrigerantes e sucos proibidos para bebĂȘs

Ambos alimentos contĂ©m excesso de açĂșcar, corantes e diversos aditivos quĂ­micos.

Os refrigerantes contĂ©m Ácido FosfĂłrico. O consumo desse componente promove a desmineralização Ăłssea, o que prejudica a composição de ossos e dentes do bebĂȘ.

AlĂ©m disso, o consumo desses alimentos contribuem negativamente para a saĂșde dos bebĂȘs, pois pioram a imunidade, favorecem o desenvolvimento da obesidade e de cĂĄries dentĂĄrias.

Em caso de dĂșvidas sobre alimentação do seu bebĂȘ, procure um Nutricionista Materno Infantil, ele Ă© o profissional mais indicado para lhe auxiliar nessa fase.

Artigos Relacionados

ComentĂĄrios

2 respostas

Deixe um comentĂĄrio

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Equipe Nutricionistas Paula Stancari Nutrição Materno Infantil

Paula Stancari Nutrição Materno Infantil

Especialistas em alimentação infantil, dificuldades e alergias alimentares, prematuridade e cĂłlicas do bebĂȘ

Receba as novidades

Compartilhe

Facebook
WhatsApp