Os primeiros 2 aninhos de vida do bebê são cruciais para o adequado desenvolvimento do seu sistema imunológico.

Nessa fase a alimentação e a suplementação são aliadas importantes para o aumento da imunidade do seu bebê, conforme explicarei abaixo.

Bebês em aleitamento materno entre 0 e 6 meses

O leite materno é um importante aliado do sistema imunológico, pois é um alimento rico em anticorpos e probióticos, que são bactérias boas que vão colonizar o intestino e melhorar a imunidade.

Além disso, quando o bebê está doente, o corpo da mãe produz um leite mais rico em anticorpos, auxiliando na recuperação mais rápida do bebê.

Bebê mamando no peito

Ele também fornece todos os nutrientes necessários para o bebê até os 6 meses de idade, exceto a vitamina D, que desempenha um papel crucial no desenvolvimento ósseo e no aprimoramento do sistema imunológico.

Portanto, é recomendada a suplementação preventiva de vitamina D para todos os bebês até os 2 anos de vida.

Em alguns casos específicos, como: anemia durante a gestação, corte precoce do cordão umbilical (menos de 1 minuto), bebê nascido prematuro ou com baixo peso, pode ser necessário também a suplementação de outros minerais, como ferro e zinco.

Nesses casos, é importante consultar um pediatra ou nutricionista materno infantil para avaliar a necessidade desses suplementos de forma individualizada.

Bebês em uso de fórmula infantil entre 0 e 6 meses

Para os bebês em uso de fórmula infantil vale a recomendação mencionada acima e ainda alguns cuidados relacionados ao preparo da fórmula:

  • Sempre esterilize os utensílios que serão utilizados
  • Prepare a fórmula com água a pelo menos 70 graus Celsius
  • Evite o contato do bico da mamadeira com superfícies contaminadas

Além disso, também pode ser necessária uma suplementação de probióticos (bactérias boas que colonizam o intestino), pois as fórmulas infantis não contêm e são importantes para o desenvolvimento do sistema imunológico do bebê.

Caso o seu bebê esteja enfrentando problemas frequentes de saúde, converse com um pediatra ou nutricionista materno infantil sobre a possibilidade de suplementação de probióticos específicos para bebês.

Bebês entre 6 e 12 meses

Nessa fase os bebês iniciam a introdução alimentar e aos poucos os alimentos que aumentam a imunidade devem ser incluídos na sua alimentação.

Oferecer uma variedade de alimentos ricos em nutrientes, como frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras, é essencial para fornecer os nutrientes necessários para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Alguns alimentos que podem ajudar na imunidade do seu bebê são:

Fontes alimentaresSubstância
Abóbora, caqui, mamão, manga, goiaba, ovo, couve, agrião, espinafre e brócolisVitamina A
Laranja, tangerina, goiaba, maracujá, abacaxi, kiwi e acerolaVitamina C
Carnes magras, ovo, leguminosas (feijões) e cereais integrais (aveia, arroz, milho, trigo), castanhas e amendoim (farinha, pasta ou raspada)Zinco
Brócolis, cereais integrais, ovo, pepino, repolho e principalmente a castanha do Brasil (farinha, pasta ou raspada)Selênio
Alho, cebola, banana, chicória e batata yaconPrebióticos
GengibreGingerol
Aveia, cevada e cogumelosBeta Glucana

Bebês entre 12 e 24 meses

Para os bebês maiores, além dos alimentos comentados acima, outros dois alimentos podem integrar a alimentação do bebê para melhora da imunidade, são eles:

  • Própolis aquoso
  • Probióticos: iogurtes naturais ou kefir industrializado (sem aditivos alimentares)

É importante ressaltar que a microbiota intestinal é formada nesse começo da vida e ajudará no fortalecimento da imunidade do seu filho.

Inclusive, expliquei os detalhes no artigo Microbiota intestinal nos primeiros 1000 dias de vida do bebê.

Uma alimentação saudável é fundamental nesse processo!

Se você está com dúvidas de como fortalecer a imunidade do seu bebê, converse com o pediatra do seu bebê ou com uma Nutricionista Materno Infantil.

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Equipe Nutricionistas Paula Stancari Nutrição Materno Infantil

Paula Stancari Nutrição Materno Infantil

Especialistas em alimentação infantil, dificuldades e alergias alimentares, prematuridade e cólicas do bebê

Receba as novidades

Compartilhe

Facebook
WhatsApp