O momento da Introdução Alimentar é um desafio para muitas famílias, que ficam preocupadas principalmente quando seus bebês não querem comer.
Com isso, muitos pais começam a lançar mão de diversas “estratégias” tendo como objetivo que os bebês comam a qualquer custo.
É importante saber que o ato de comer é complexo de ser aprendido, por isso alguns bebês podem demorar um pouco mais para se engrenarem nesse processo.
Vou detalhar abaixo os 4 erros mais comuns que as famílias cometem durante o momento da Introdução Alimentar, os quais podem atrapalhar a boa relação entre a criança e a comida.
São eles:
Uso de tabletes, celulares e televisão

Na tentativa de fazer o bebê comer, alguns pais deixam seus filhos assistirem desenhos, pois alegam que eles comem mais e ficam quietos durante o momento da refeição.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que bebês menores de 2 anos não sejam expostos a qualquer tipo de tela, mesmo que passivamente, pois pode interferir no seu desenvolvimento.
Este tipo de prática faz com que os bebês fiquem praticamente hipnotizados com as telas e nem percebam o que estão comendo, deixando de explorar os alimentos e ficando com seu mecanismo de saciedade alterado, aumentando o risco de obesidade e não despertando prazer durante o momento da refeição.
Além disso, eles podem ficar habituados a comer dessa maneira, fazendo com que seja difícil para as famílias oferecer alimentos de outra forma.
Forçar a criança a comer
Já se imaginou estar sem vontade de comer, e alguém colocando comida a força na sua boca, lhe obrigando a comer?
Após fazer essa reflexão você vai entender um pouco como seu filho se sente quando é forçado a comer.
Forçar um bebê a comer é um tipo de violência que pode refletir no seu comportamento alimentar por muito tempo.
Quando um bebê vomita na tentativa de se defender ele pode ficar traumatizado e começar a rejeitar também outros tipos de alimentos.
Se seu bebê não quiser comer respeite-o, pois pode ser que naquele momento ele não esteja se sentindo muito bem.
Caso isso persista converse com seu Nutricionista Materno Infantil ou Pediatra.
Gritar durante as refeições

Quando o ambiente da refeição fica tenso e os pais começam a gritar, devido a criança estar demorando muito tempo ou não estar querendo comer, o bebê interpreta esse momento como um fator de estresse.
Com isso, o bebê começa a achar que o momento da refeição é desagradável, podendo começar a chorar, por exemplo, até mesmo ao se sentar no cadeirão.
Por mais estressante que a situação seja, é recomendado manter a calma e a harmonia durante as refeições.
Dar brinquedos durante a refeição
Os bebês conseguem se concentrar com apenas uma coisa de cada vez.
Logo, se estão brincando no momento da refeição com brinquedos não conseguirão prestar atenção nos alimentos.
O bebê pode e deve se entreter com o próprio alimento durante as refeições.
Dessa forma o bebê passa a explorar a própria comida, pois quando a crinança brinca com o alimento ela desenvolve uma relação positiva com ele.
Além disso, é uma ótima oportunidade para desenvolver experiências sensoriais que lhe ajudarão no desenvolvimento infantil.
Caso você esteja precisando de ajuda durante a Introdução Alimentar, agende o seu atendimento clicando aqui.
Uma resposta
Excelentes dicas 👏