Certamente você já ouviu, ou leu, que alguns alimentos podem prejudicar a fertilidade masculina, ou seja, comprometer a função dos espermatozóides.

No entanto, o tipo de alimentação, os componentes da dieta e a quantidade de nutrientes podem ser determinantes no sucesso da fertilidade.

De acordo com um recente estudo publicado na renomada Revista Científica espanhola Human Reproduction Update, os pesquisadores apresentaram quais são os principais alimentos que podem afetar a fertilidade masculina se consumidos em grandes quantidades.

Quais são os alimentos que prejudicam a fertilidade do homem?

De acordo com o estudo, os seguintes alimentos podem prejudicar a fertilidade do homem:

AlimentoEm quais alimentos eles estão
Café e alimentos ricos em cafeínaChá mate, refrigerantes escuros, chá verde e chá preto
Bebidas alcoólicasTodos os tipos
Doces e bebidas açucaradasRefrigerantes, sucos industrializados e bebidas naturais com alto teor de frutose, como por exemplo: caldo de cana ou suco de laranja
Gorduras saturadas e gorduras transCarnes gordurosas, creme de leite, massas folhadas, biscoitos recheados e amanteigados, sorvete de massa, etc.
Carnes processadasLinguiça, salsicha, presunto, hambúrguer, salame, mortadela e bacon
Soja e alimentos à base de sojaShoyu, tofu e bebidas à base de soja
BatatasTodas, inclusive as assadas
Queijos gordurosos e laticínios integraisMuçarela, queijo prato, provolone, parmesão, cheddar, iogurtes e leites integrais

O que mais pode afetar a fertilidade masculina?

alimentos fertilidade masculina

Não apenas os alimentos, mas também a forma de armazenamento pode levar a problemas de infertilidade tanto em homens como em mulheres.

Por consequência, todos os alimentos armazenados em recipientes plásticos ou em latas podem ser contaminados por Bisfenol-A

Além disso, o fumo, sedentarismo, excesso de peso, estresse e o consumo de alimentos ricos em agrotóxicos também podem afetar a fertilidade masculina.

O Ideal é que o casal inicie um acompanhamento nutricional baseado não só na mudança do estilo de vida, mas também com uma suplementação adequada, caso seja necessário, antes de começarem a tentar engravidar.

Quando começar a se preocupar com a fertilidade masculina?

Se você está há um ano ou mais realizando relações sexuais regulares e desprotegidas, porém não está conseguindo engravidar, saiba que não está sozinho.

alimentos fertilidade masculina

Cerca de 25% dos homens sofrem de infertilidade por diversos fatores, não só pelos ditos anteriormente, mas também por fatores como:

  • Varicocele
  • Problemas hormonais
  • Estresse
  • Tabagismo 
  • Consumo de bebidas alcóolicas
  • Excesso de peso 

Assim sendo, é muito importante que o homem se atente não apenas à alimentação saudável, mas também ao seu estilo de vida que, por conseguinte, pode levar aos fatores acima.

Agende já a sua consulta!

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Equipe Nutricionistas Paula Stancari Nutrição Materno Infantil

Paula Stancari Nutrição Materno Infantil

Especialistas em alimentação e suplementação para aumento da Fertilidade, Inseminação, FIV, SOP e Endometriose

Receba as novidades

Compartilhe

Facebook
WhatsApp