Uma alimentação saudável, aliada com uma suplementação adequada, pode aumentar a quantidade de espermatozoides e melhorar as chances do casal conseguir o positivo.

Pensando nisso, reuni os principais alimentos e nutrientes que contribuem para aumentar a produção de espermatozoides, além dos suplementos que podem ser utilizados.

Zinco

É um mineral antioxidante que desempenha um papel essencial na produção de espermatozoides saudáveis.

Você pode encontrar zinco em alimentos como ostras, camarões, gérmen de trigo, cereais integrais, legumes, tubérculos, peixes, frango, carne suína e carne vermelha.

Ômega 3

Este potente antioxidante e anti-inflamatório auxilia na formação dos espermatozoides.

Peixes como cavala, sardinha e salmão são excelentes fontes de ômega 3.

Além disso, o azeite de oliva, as castanhas e a pasta de amendoim também contêm quantidades significativas desse nutriente.

Selênio

Outro mineral antioxidante que protege os espermatozoides contra o estresse oxidativo.

Alho, brócolis, cereais integrais, frutos do mar, gema de ovo, leite magro, pepino, repolho e em especial a Castanha do Brasil são alimentos ricos em selênio.

Coenzima Q-10

Um excelente antioxidante que reduz o estresse oxidativo nos espermatozoides, fundamental para garantir sua qualidade.

Alimentos ricos em Coenzima Q-10 incluem peixe, frango, carne suína, carne vermelha, ovos, cereais integrais, feijão azuki, espinafre e nozes.

Suplementos para aumentar quantidade dos espermatozoides

Quando a alimentação não é suficiente para suprir todos os nutrientes, pode ser indicada a inclusão de alguns suplementos.

Por exemplo, em países onde o consumo de peixes é baixo, como no Brasil, a suplementação de ômega 3 muitas vezes se torna indispensável.

Já o zinco, o selênio, a vitamina C e E podem ser suplementados em quantidades específicas após a avaliação de exames laboratoriais.

Devido à dificuldade de realizar exames específicos, a suplementação de Coenzima Q-10 é indicada na maioria dos casos.

No entanto, é importante lembrar que o excesso de suplementos pode diminuir a fertilidade, a qualidade do embrião e prejudicar a saúde em geral.

Portanto, é fundamental consultar um profissional antes de iniciar qualquer tipo de suplementação.

Plano Alimentar Personalizado

Embora alimentos ricos em zinco, ômega 3, selênio e Coenzima Q-10 sejam benéficos para aumentar a quantidade de espermatozoides, cada pessoa é única.

Por isso, um Plano Alimentar Personalizado, combinado com a suplementação adequada para ajustar os níveis dos nutrientes, pode ser o que você precisa para aumentar a produção de espermatozoides.

Procure uma nutricionista especialista em fertilidade para uma avaliação detalhada de sua alimentação, estilo de vida e exames laboratoriais.

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Equipe Nutricionistas Paula Stancari Nutrição Materno Infantil

Paula Stancari Nutrição Materno Infantil

Especialistas em alimentação e suplementação para aumento da Fertilidade, Inseminação, FIV, SOP e Endometriose

Receba as novidades

Compartilhe

Facebook
WhatsApp