Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes anti-inflamatórios, antioxidantes e fibras, ajuda a desinflamar o corpo, equilibra os nutrientes e cria um ambiente uterino mais propício para receber o embrião, favorecendo a sua implantação e desenvolvimento.

Por esse motivo, é importante garantir que os níveis de inflamação corporal estejam baixos e que os níveis de vitaminas e minerais estejam adequados para a futura gestação, antes mesmo de realizar a implantação.

Além disso, existem alguns alimentos e nutrientes específicos que podem aumentar ainda mais as chances de sucesso na implantação do embrião. Vamos conhecer alguns deles:

Coenzima Q-10

Esse nutriente aumenta as taxas de implantação e auxilia no desenvolvimento embrionário inicial.

Alimentos ricos em coenzima Q10 incluem peixe, frango, carne suína, carne vermelha, ovos, cereais integrais, feijão azuki, espinafre e nozes.

Vitamina D

Estudos científicos recentes mostram que níveis adequados de vitamina D estão relacionados ao sucesso da implantação do embrião.

Além disso, quando os níveis estão ajustados antes da implantação, as chances de sucesso são ainda maiores.

Como as fontes alimentares não são suficientes para manter os níveis de vitamina D adequados, é necessária a exposição solar ou o uso de suplementos.

Vitamina E

A vitamina E ajuda no espessamento do endométrio, o revestimento interno do útero, e, consequentemente, aumenta as taxas de implantação, especialmente em mulheres com endométrio fino (menor que 7 mm).

Alimentos ricos em vitamina E incluem pasta de amendoim, azeite de oliva, castanhas, sementes, manga e mamão.

Metilfolato (forma ativa do ácido fólico)

Essa vitamina é essencial para a multiplicação das células do embrião e ajuda na prevenção de más formações.

Você pode encontrá-la em vegetais verde escuros, farinhas enriquecidas com ácido fólico e gérmen de trigo.

É importante ressaltar que mesmo que a mulher tenha um consumo adequado desses alimentos, o uso do suplemento é indispensável nessa fase.

Dieta e suplementação personalizada

Mesmo que você já consuma os alimentos recomendados, pode ser necessária a inclusão de outros alimentos ou suplementos para garantir níveis adequados de nutrientes.

Vale lembrar que um Plano Alimentar Personalizado, combinado com uma suplementação adequada e que favoreça um ambiente uterino mais propício para receber o embrião, aumenta as chances de alcançar o tão sonhado positivo.

Se você está se preparando para uma FIV, converse com uma Nutricionista Especialista em Fertilidade para uma avaliação mais detalhada de sua alimentação, estilo de vida e exames laboratoriais.

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Equipe Nutricionistas Paula Stancari Nutrição Materno Infantil

Paula Stancari Nutrição Materno Infantil

Especialistas em alimentação e suplementação para aumento da Fertilidade, Inseminação, FIV, SOP e Endometriose

Receba as novidades

Compartilhe

Facebook
WhatsApp