SOP: é possível engravidar mudando a alimentação?

SOP engravidar mudando a alimentação

Uma alimentação equilibrada, associada a prática regular de atividade física e ao uso de medicamentos para controle da SOP, pode aumentar em até 4 vezes a taxa de ovulação, potencializando as chances de engravidar.

Neste artigo você vai descobrir como deve ser a dieta para portadoras de SOP, nutrientes e suplementos utilizados, além da importância do acompanhamento nutricional especializado.

Dieta para SOP

Uma dieta para SOP deve ter como foco manter o controle glicêmico e garantir o consumo de nutrientes adequados para o controle da doença.

Além disso, também é importante garantir uma diversidade alimentar que favoreça o equilíbrio da microbiota intestinal.

As últimas publicações científicas sugerem que os modelos de dietas Low Carb do tipo Mediterrâneo e a DASH são as mais eficientes para o controle da SOP.

Na Dieta Low Carb do tipo mediterrâneo, a alimentação deve ser composta por menos de 40% de carboidratos, preferencialmente ricos em fibras, e o restante da alimentação distribuída entre gorduras de boa qualidade e proteínas magras, adicionando azeite de oliva extra virgem, suco de uva integral, castanhas, peixes e vegetais frescos.

Já na dieta DASH, também conhecida por diminuir o risco de doenças cardiovasculares, 50% da alimentação deve ser composta por carboidratos, priorizando os cereais integrais, leite, queijos e iogurtes com baixo teor de gorduras, frutas, verduras e legumes frescos, oleaginosas (castanhas, nozes, amendoim, pistache, amêndoas) e baixo consumo de carne vermelha.

Ambas as dietas são ricas em fibras de alimentos naturais e nutrientes que favorecem o bom funcionamento intestinal, resultando em uma microbiota mais equilibrada e saudável favorecendo o controle da SOP.

Além disso, quando as dietas são fracionadas em 6 refeições ao dia existe um melhor controle da doença.

Nutrientes para ajudar mulheres com SOP a engravidar

Mulheres com SOP tendem a ter menores níveis de zinco, cromo, magnésio, Vitamina C, D e E.

O cálcio é fundamental para formação do óvulo, com isso não pode ficar de fora da alimentação de quem tem SOP, a menos se houver alguma intolerância ou alergia alimentar.

Alimentação para engravidar com SOP

Segue abaixo uma lista com os principais nutrientes que podem ajudar mulheres com SOP a engravidar:

NutrienteAlimentos Fontes
CálcioLeite, iogurtes e queijos magros
ZincoCarne bovina, frango, peixe, camarão, amendoim, nozes, ovo, grãos integrais, legumes e tubérculos (inhame, cará, batata doce e mandioca)
CromoCarnes e cereais integrais (aveia, trigo, cevada, quinoa, arroz integral)
Magnésioiogurtes naturais, queijos magros, amêndoas, espinafre, banana, cacau 100%, abacate  
Vitamina CAbacaxi, mexerica, goiaba, laranja, kiwi, limão, maracujá
Vitamina DApenas 5% vem da alimentação. 95% é adquirida pela exposição solar ou por suplementação, caso seja necessário
Vitamina EÓleos vegetais, incluindo azeite de oliva e castanhas (nozes, pistache, amendoim, amêndoas)

Suplementação para ajudar mulheres com SOP a engravidar

Diversos estudos demonstraram que a suplementação com ômega 3, probióticos, n-acetilcisteína, coenzima Q-10, ácido alfa-lipóico e Mioinositol podem ajudar no controle da SOP, e consequentemente, podem aumentar as chances de gravidez.

Mas atenção: para que a suplementação seja eficaz é necessário que a alimentação seja saudável e equilibrada.

Tomar suplementos sem indicação de um profissional especializado pode comprometer a sua saúde.

Portanto, é indispensável uma avaliação detalhada por um Nutricionista Especialista em SOP antes de definir uma dieta ou suplementação.

Importância do Nutricionista Especialista em SOP

O acompanhamento feito por um Nutricionista Especialista em SOP auxilia na diminuição dos sintomas da SOP e no preparo do corpo para uma gestação saudável.

Durante o atendimento, é importante que seja realizada uma anamnese detalhada dos sintomas, exames laboratoriais, estado nutricional, hábitos de vida e preferências alimentares.

Desta forma, é possível montar um plano alimentar associado a uma suplementação personalizada para aumentar as chances da portadora de SOP engravidar.

Nutricionista materno infantil On-line

Gostou do conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Paula Stancari

Paula Stancari

Nutricionista Especialista em Nutrição Materno Infantil e em Saúde da Família, tutora de Aleitamento Materno pelo Ministério da Saúde e mestranda pela UNIFESP

Perfil

Receba as novidades

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn