Você sabia que a alimentação tem uma forte influência na fertilidade masculina?

A adesão masculina a uma alimentação saudável pode melhorar a qualidade, motilidade e quantidade dos espermatozóides, resultando em aumento na fertilidade masculina, e, consequentemente, das chances do casal engravidar. 

Hoje vou descrever um pouco sobre os resultados de um estudo publicado em 2019 na Revista Advances in Nutrition, o qual citou os 5 principais nutrientes que influenciam na melhora da fertilidade masculina.

influencia alimentação fertilidade masculina casal

Quais nutrientes e alimentos melhoram a fertilidade masculina?

De acordo com o estudo, os seguintes nutrientes potencializam a fertilidade masculina:

NutrienteFontes alimentares
Ômega 3Sardinha, atum, salmão, cavala, chia e linhaça
ZincoOstras, camarão, carne vermelha, frango, peixe, fígado orgânico, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos
Coenzima Q- 10Frango, carne bovina, suína, cavala, sardinha, nozes, pistache, brócolis, espinafre, óleo de gergelim, milho e algodão e feijão azuki
CarnitinaCarnes vermelhas, especialmente a carne de carneiro e veado, e em menor quantidade as outras carnes, leite queijos e iogurtes
SelênioAipo, alho, brócolis, cebola, cereais integrais, cogumelos, farelo de trigo, fígado, frango, frutos do mar, gema do ovo, gérmen de trigo, leite, pepino e repolho e em especial a Castanha do Brasil

Comer esses alimentos garantem o aumento da fertilidade?

Depende!

Para que esses alimentos possam aumentar a fertilidade masculina, eles devem fazer parte de uma alimentação equilibrada e com hábitos de vida saudáveis.

Consumir estes alimentos de maneira isolada não garantirá o aumento da fertilidade masculina, pois é preciso avaliar também o consumo de outros alimentos que possam estar atrapalhando a fertilidade do casal.

O que mais precisa ser feito?

Além da alimentação que influencie no aumento da fertilidade masculina, também é necessário manter um bom estado nutricional e um bom funcionamento intestinal, além de uma alimentação mais natural e livre de contaminantes ambientais, como por exemplo, agrotóxicos, bisfenol-A e metais pesados.

Também é importante ressaltar que alguns nutrientes necessitam ser suplementados, mas devem ser avaliados individualmente em uma consulta.

Casal feliz com teste de gravidez positivo com cta para aumentar as suas chances

Qual é o profissional mais indicado para orientar uma alimentação para aumento da fertilidade?

O Nutricionista Materno Infantil é o profissional mais indicado para elaborar uma alimentação saudável de acordo com as necessidades individuais e personalizadas para que o casal obtenha o tão sonhado positivo.

Agende já a sua consulta!

 

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Equipe Nutricionistas Paula Stancari Nutrição Materno Infantil

Paula Stancari Nutrição Materno Infantil

Especialistas em alimentação e suplementação para aumento da Fertilidade, Inseminação, FIV, SOP e Endometriose

Receba as novidades

Compartilhe

Facebook
WhatsApp