A alimentação pode ser uma grande aliada das mulheres que estão passando pela jornada da Fertilização in Vitro (FIV), especialmente na fase de implantação do embrião.
Isso porque certos alimentos ajudam a melhorar a nutrição do útero e aumentar as chances de sucesso.
Se você está se preparando para a implantação do embrião, neste artigo você vai descobrir quais são os alimentos que não podem faltar no seu dia a dia.
Como aumentar as chances de implantação
Uma das fases mais importantes da FIV é a implantação do embrião. A boa nutrição, através de uma alimentação adequada e, em alguns casos, a suplementação, é um dos principais fatores que podem influenciar as chances de sucesso.
Alimentos ricos em coenzima Q-10, vitamina E e arginina aumentam a vascularização do útero e o espessamento do endométrio, criando um ambiente mais favorável para a implantação do embrião.
Alimentos que favorecem a implantação do embrião
Coenzima Q-10
A coenzima Q-10 é um antioxidante que ajuda a melhorar a energia das células. Você pode encontrá-la nos seguintes alimentos:
– Frango
– Ovos
– Carne vermelha
– Cereais integrais
– Feijão azuki
– Espinafre
– Nozes
Vitamina E
A vitamina E ajuda no espessamento do endométrio, aumentando as chances de implantação. Você a encontra nos seguintes alimentos:
– Pasta de amendoim
– Nozes
– Abacate
– Azeite de oliva
– Sementes e castanhas
Arginina
A arginina é um aminoácido que aumenta a produção de óxido nítrico, melhorando a vascularização do endométrio. Ela está presente nos seguintes alimentos:
– Beterraba
– Melancia
– Gengibre
Como incluir esses alimentos no seu dia a dia
Café da manhã
Ovos: Experimente incluir ovos cozidos, mexidos ou em omeletes, na crepioca ou na panqueca de banana.
Pasta de amendoim: Passe na torrada ou pão integral, na panqueca ou em um biscoito de arroz.
Abacate: Faça uma vitamina de abacate com leite ou bebida vegetal ou simplesmente tempere com azeite, pimenta e sal e passe em uma torrada.
Almoço e jantar
Salada: Todos os dias tempere sua salada com um fio de azeite extra virgem e salpique uma colher de sementes de girassol ou abóbora na sua salada. Inclua beterraba cozida sempre que possível.
Carnes magras: Opte por cortes magros como alcatra, filé mignon, patinho, peito de frango, lombo e filé mignon suíno e peixes.
Feijão azuki: Trocar o feijão do dia a dia pelo feijão azuki dará uma pitada a mais de nutrientes no seu cardápio.
Lanches
Castanhas e nozes: Inclua no seu lanche da tarde um mix de castanhas para um lanche prático.
Melancia: Além de refrescante, é uma excelente fonte de arginina.
Bebidas
Suco de beterraba, melancia e gengibre: Também conhecido como suco da implantação, ele pode compor o seu café da manhã ou pode ser consumido após o almoço ou até o jantar.
Chá de gengibre: Pode ser incluído até 2 vezes ao dia, no café da manhã, lanche da tarde ou até antes de dormir.
Resumindo
A alimentação desempenha um papel fundamental na jornada da Fertilização in Vitro (FIV), principalmente na fase de implantação do embrião.
Alimentos ricos em coenzima Q-10, vitamina E e arginina aumentam o espessamento do endométrio e a vascularização do útero, criando um ambiente mais favorável para a implantação.
Incluir alimentos que contêm esses nutrientes no seu dia a dia, por meio de uma alimentação balanceada e, quando necessário, suplementação, é um passo simples e eficaz para aumentar as chances de sucesso no tratamento.
Lembre-se: A sua alimentação vai muito além de melhorar a fertilidade. Ela prepara o seu corpo para ser a primeira morada do seu bebê.
Boa sorte na sua jornada!