Uma boa alimentação pode ajudar muito na prevenção e no controle da endometriose, pois além de melhorar a qualidade de vida e a fertilidade das mulheres.
Estudos recentes apontam que uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, alimentos ricos em ômega 3, e laticínios magros ricos em cálcio (leite, iogurte e queijos), diminuem o risco de desenvolvimento de endometriose.
Escrevi nesse artigo como a alimentação pode ajudar ou prejudicar as mulheres que tem endometriose e quais suplementos podem ser utilizados.
Alimentos que ajudam no controle da Endometriose
A endometriose é uma doença crônica e inflamatória.
O que muitas pessoas não sabem é que uma alimentação variada contendo alimentos com compostos bioativos, como flavonoides, polifenóis, alimentos antioxidantes e antiinflamatórios podem auxiliar no seu controle.
Com isso, alguns alimentos específicos devem fazer parte da alimentação da mulher com endometriose, são eles:
Composto bioativo | Alimentos fontes |
Quercetina | Cebola, couve-flor, casca de maçã, alface e pimenta |
Crisina | Mel e própolis |
Ômega 3 | Sardinha, abacate, castanhas, óleo de linhaça, salmão, azeite de oliva extra virgem |
Resveratrol | Suco de uva integral, amora, mirtilo, cranberry |
Criptoxantina | Damasco, laranja, mamão e tangerina |
Lembrando que esses alimentos devem fazer parte de uma alimentação saudável, o seu consumo isolado não terá os benefícios esperados.
Alimentos que prejudicam a Endometriose
Uma alimentação rica em gordura, principalmente do tipo trans pode resultar em aumento da endometriose.
Esse tipo de gordura é comumente encontrada em alimentos industrializados, como por exemplo: biscoitos recheados, sorvetes de massa, croissant, margarinas, biscoitos amanteigados, etc…
Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas, carne vermelha e embutidos, também podem aumentar a endometriose.
Existe alguma dieta para melhorar a Endometriose?
Atualmente não existe uma dieta padrão para endometriose.
Com isso, é necessária uma avaliação individualizada da alimentação, do estilo de vida e dos sintomas, para que o nutricionista possa propor um plano alimentar personalizado e eficaz, respeitando os hábitos e preferências alimentares.
A alimentação para as mulheres com endometriose deve ser baseada em alimentos naturais, variada, colorida e de preferência com alimentos orgânicos.
Além disso, deve ter o mínimo possível de bebida alcoólica, carne vermelha e ainda, isenta de gorduras hidrogenadas do tipo trans e embutidos.
Suplementos ajudam no controle da Endometriose?
Nos casos em que a alimentação não consiga suprir as necessidades do organismo, a suplementação pode ser uma boa aliada no controle da endometriose.
Mulheres com endometriose tendem a ter níveis mais baixos de zinco, devido ao estresse oxidativo gerado pela doença.
Nesse caso, exames laboratoriais podem ser solicitados para que seja possível avaliar a necessidade de suplementação.
A suplementação de vitaminas antioxidantes, como C e E, também apresentam benefícios em mulheres com endometriose.
Já o uso de um poderoso antioxidante N-Acetilcisteína (NAC), se apresenta como um tratamento efetivo em mulheres com endometriose que desejam engravidar, pois pode melhorar a fertilidade.
E por fim, nos casos em que o consumo de peixe ou alimentos ricos em ômega 3 não seja suficiente, uma suplementação também poderá ser utilizada.
Em caso de dúvidas, procure um Nutricionista Especialista em Endometriose para ajustar a sua alimentação, melhorando além da sua qualidade de vida também a sua fertilidade.