Neste artigo você vai aprender como fazer o desmame de uma forma leve e gentil, reduzindo a quantidade de mamadas de maneira suave, respeitando as necessidades do bebê e continuar promovendo uma conexão amorosa com seu filho durante todo o processo.

Mas antes, é importante você saber que as técnicas citadas nesse artigo se aplicam para crianças maiores de 18 meses e que já possuem habilidades de entendimento de uma nova rotina.

Além disso, tanto o Ministério da Saúde quanto a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam que o aleitamento materno exclusivo seja feito até os seis meses e complementado com outros alimentos até pelo menos os dois anos de vida do bebê.

O momento certo para fazer o desmame

A amamentação é um momento especial que envolve não só o aleitamento, mas também uma troca de amor e de carinho entre a mãe e o bebê que vão muito além de apenas oferecer o peito para a criança.

Por isso, quando chega a hora do desmame, muitas mães sentem preocupação e receio de gerar traumas ou fazer seus bebês chorarem.

O fato de alguns bebês mamarem por mais tempo e outros menos não te torna “menos” mãe, pelo contrário!

O simples fato de você ter lutado para conseguir amamentar o seu bebê com o alimento mais rico do mundo já é por si só uma vitória.

Então, antes de iniciar o processo de desmame gradual, tire fotos, faça um álbum e guarde com muito carinho as memórias desses momentos.

Quando essa fase passar você sentirá saudades!

Desmame Gentil

O desmame gentil é um processo gradual que leva em consideração as necessidades emocionais e físicas do bebê, e que preserva a conexão emocional entre mãe e filho.

Uma forma eficaz para o desmame gentil, é retirar uma mamada a cada semana, preferencialmente as mamadas que estão próximas de outras atividades, como refeições ou momentos de brincadeira.

Essas mamadas são menos emocionalmente intensas e podem ser substituídas por outras formas de conexão, como momentos de carinho e atenção.

Ao substituir gradualmente essas mamadas por outras atividades, você ajudará seu bebê a se adaptar ao novo padrão de alimentação de forma leve e tranquila.

Evite a poltrona de amamentação

Um erro comum é continuar amamentando em locais que o bebê está acostumado a ser amamentado.

Para evitar a associação da amamentação com um lugar específico, evite sentar-se na poltrona de amamentação ou em lugares onde o bebê está habituado a mamar.

Então, prefira amamentar em outros espaços da casa em que o bebê não faça a associação com as mamadas.

Tenha uma rotina previsível e comunique-se com o seu bebê

Estabelecer uma rotina previsível é essencial para que o bebê compreenda as mudanças que ocorrerão durante o processo de desmame.

Mãe amamentando e conversando com o bebê sobre o desmame

Converse com o seu bebê e explique de forma amorosa e clara como será o dia e quais serão os horários estabelecidos para as mamadas.

Isso ajudará o bebê a se sentir seguro e a adaptar-se gradualmente a nova rotina.

Não negue o peito, mas também não ofereça

Durante o desmame gentil, é importante encontrar um equilíbrio entre não negar o peito, mas também evitar oferecê-lo.

Observe as necessidades e sinais do seu bebê e evite oferecer o peito como uma solução imediata para qualquer desconforto ou choro.

Aos poucos, a criança irá se acostumar com a redução gradual das mamadas e irá buscar outras formas de conforto e conexão.

Utilize técnicas como adiamento, distração e encurtamento

Duas técnicas úteis no desmame gentil são o adiamento e a distração.

Se o bebê pedir para mamar fora do horário combinado, utilize a técnica do adiamento, explicando que não é hora de mamar naquele momento, mas que a mamada ocorrerá após determinada atividade, como o banho.

Além disso, utilize a técnica da distração, oferecendo à criança outras atividades interessantes, como passeios, brincadeiras ou momentos de diversão.

Dessa forma, a atenção do bebê será desviada da amamentação.

Outra estratégia eficaz é a técnica do encurtamento.

Utilize a contagem regressiva até 5 ou 10, cante uma música divertida e, ao final, retire o peito.

Isso ajudará o bebê a compreender que a amamentação tem um tempo determinado e que, gradualmente, está sendo reduzido.

Por exemplo, você pode dizer: “Está chegando a hora de dar tchau pro Tetê. Vamos contar até 10 e guardar! Conta comigo… 1, 2, 3…”.

Desmame Noturno

O desmame noturno também pode ser abordado de forma gentil.

Antes de iniciar esse processo, converse e explique para o bebê o conceito de dia e noite, utilizando um quadro ou desenho para ilustrar a diferença.

Mãe conversando com o bebê durante a amamentação

Comunique que a partir de agora só haverá amamentação para dormir e que as outras mamadas serão somente durante o dia.

Durante a noite, é recomendado evitar resgatar a criança em caso de choro, se possível, permitindo que outro adulto, como o pai, acalente-a.

Deixe um copinho ou uma garrafinha com água próxima à cama para que a criança possa beber caso acorde com sede durante a noite.

Retirando as últimas mamadas

No final do processo de desmame restarão apenas duas ou três mamadas.

Nesse momento, você poderá ir retirando uma mamada a cada semana, substituindo-as por outras atividades interessantes, como brincadeiras, leitura de historinhas ou momentos de conexão afetiva.

Permita que o processo seja guiado pelo ritmo e necessidades do seu filho, respeitando sempre o seu bem-estar emocional.

Lembre-se de que cada criança é única e que o tempo necessário para o desmame pode variar.

Se durante o processo você ficar com dúvidas ou precisar de apoio, converse com uma Nutricionista Materno Infantil.

Sua tranquilidade e a felicidade do seu bebê são prioridades.

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Equipe Nutricionistas Paula Stancari Nutrição Materno Infantil

Paula Stancari Nutrição Materno Infantil

Especialistas em alimentação de lactantes, cólica de bebês, aleitamento materno e perda de peso adequada no pós-parto

Receba as novidades

Compartilhe

Facebook
WhatsApp