A amamentação é um processo que envolve uma profunda interação entre a mãe e o bebê, resultando em vários benefícios para ambos.
Amamentar, além de nutrir o bebê, também ajuda a fortalecer o sistema imunológico para defesa de infecções e potencializa o desenvolvimento cognitivo, o que resulta em mais saúde até a vida adulta da criança.
Para a mãe, além de contribuir para a recuperação do peso anterior a gravidez e prevenir hemorragias durante o pós-parto, também fortalece os laços afetivos com o bebê e melhora a autoestima.
Se você deseja amamentar, neste artigo eu vou detalhar os principais benefícios que tanto você, quanto o seu filho, poderão desfrutar.
Benefícios para o Bebê
O melhor leite para recém-nascido
O leite materno é considerado o melhor alimento que pode ser oferecido aos recém-nascidos, pois contém todos os nutrientes necessários para promover o crescimento e o desenvolvimento saudável do bebê.
Proteção Imunológica
Através da amamentação o organismo da mãe transmite anticorpos para o bebê, permitindo que o organismo da criança crie uma proteção contra diversas doenças e infecções, principalmente durante os primeiros meses de vida.
Diminuição do risco de alergias
A amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida diminui o risco de alergias, como à APLV (Alergia a Proteína do Leite de Vaca), dermatite atópica, asma e sibilos recorrentes.
Menor risco de doenças
Amamentar diminui o risco de desenvolver diversas doenças crônicas na vida adulta, como a asma, diabetes, hipertensão, colesterol alto e obesidade.
Proteção contra infecções
O leite materno ajuda na prevenção de infecções gastrointestinais, respiratórias e urinárias.
Inicia a introdução alimentar
Como o leite materno é saborizado de acordo com o que a mãe come, permite que o bebê seja apresentado aos sabores dos alimentos antes mesmo de iniciar a introdução alimentar.
Potencializa o desenvolvimento
Durante a amamentação, o bebê exercita e desenvolve a musculatura da face, contribuindo com o início da fala, mastigação e a boa respiração.
Aumenta a inteligência e renda na vida adulta
Alguns nutrientes encontrados no leite materno, como ácidos graxos essenciais, contribuem com o desenvolvimento saudável do cérebro.
Além disso, estudos recentes sugerem que a amamentação melhora a inteligência na vida adulta, tendo efeito nos níveis de escolaridade e aquisição de habilidades e aumentando em 20% a renda na vida adulta.
Diminui as cáries dentárias
O leite materno contém componentes que ajudam na proteção dos dentes, diminuindo as chances de cáries dentárias.
Melhor Digestão
Produzido naturalmente pelo organismo da mãe, o leite materno é de fácil digestão, favorece a maturação do intestino do bebê e está sempre pronto para ser consumido.
Benefícios para a Mãe
Melhora das emoções
O aleitamento promove o fortalecimento do vínculo emocional entre a mãe e o bebê e reforça a autoestima da mãe.
Vínculo Emocional
O ato de amamentar cria um momento especial de proximidade, promovendo uma conexão única entre os dois.
Para as mães, esse vínculo proporciona uma sensação de realização e satisfação, melhorando a sua saúde emocional.
Perda de Peso no Pós-Parto
A amamentação ajuda o útero a retornar ao seu tamanho normal, contribuindo com a perda de peso pós-parto.
Além disso, amamentar promove um aumento no gasto energético de até 500 calorias/dia.
Proteção contra Doenças para as Mães
Reduz o risco de desenvolver câncer de mama e ovário, diabetes e osteoporose.
Benefícios para a família
O leite materno é um recurso gratuito, pronto e à temperatura adequada, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida da família, uma vez que a amamentação resulta em redução de despesas com cuidados médicos.
A economia gerada pela amamentação pode ser revertida para a compra de alimentos mais frescos como frutas, verduras e legumes, proporcionando uma melhor alimentação para toda a família.
Benefícios para a sociedade e planeta
A amamentação é ecológica, uma vez que a produção de fórmulas infantis implica na produção leiteira que envolve colocar pressão sobre os recursos naturais, contribuindo com a emissão de gás carbono e com as mudanças climáticas.
Ou seja, a amamentação também contribui com a preservação de recursos naturais, ajudando o planeta a ter um futuro mais sustentável.
Conclusão
A amamentação é um momento único e muito especial entre a mãe e o bebê, capaz de proporcionar diversos benefícios, alguns podendo se estender até a vida adulta da criança.
Se você está enfrentando dificuldades na amamentação, converse com uma nutricionista especializada em lactantes. Ela poderá oferecer todo o suporte necessário para que você garanta o melhor começo de vida para o seu bebê.