Peso na Gestação

gestante-sobre-balanca

A gestação é marcada por uma série de mudanças no corpo e na mente da gestante, o que resulta em diversas dúvidas e insegurança nas futuras mamães, principalmente em relação ao peso na gestação, pois tanto o ganho acima quanto o abaixo do peso ideal durante a gestação podem resultar em complicações para a mamãe e para o bebê.

Gestantes que ganham peso acima do recomendado aumentam as chances de desenvolver doenças durante a gestação, principalmente: Diabetes Gestacional, Doença Hipertensiva Específica da Gestação – DHEG, Hipertensão, etc. Além disso, tem maior dificuldade para perder peso no pós-parto e aumento do risco do bebê desenvolver obesidade e suas complicações ao longo da vida adulta.

peso-na-gestação-diabetes-gestacional

Já uma gestação com ganho de peso abaixo do ideal aumenta as chances de desenvolvimento de complicações a curto e longo prazo no bebê, entre elas: nascer Pequeno para a Idade Gestacional (PIG), Baixo peso ao nascer (<2500 gramas), aumento nas chances de complicações e mortalidade infantil decorrentes de doenças infecciosas e desnutrição, aumento do risco de obesidade, diabetes e hipertensão arterial na vida adulta, e atraso no crescimento e desenvolvimento.

Diante da preocupação de prevenir tais doenças, muitas gestantes me procuram com a seguinte dúvida: como manter o peso ideal durante a gestação? Para responder a essa pergunta, primeiramente devemos analisar o peso pré-gestacional, calcular o IMC (Índice de Massa Corporal), estimar o ganho de peso da gestante e avaliar a qualidade da alimentação para que tenha uma gestação saudável.

Durante uma gestação ideal, o organismo da mulher se modifica para receber e desenvolver o bebê ganhando, em média, os seguintes pesos:

⦁ 2,5 kgs: sangue + útero;

⦁ 1,5 kgs: placenta + líquido amniótico;

⦁ 3,5 kgs: Bebê;

⦁ 4,5 kgs: Gordura*.

*Essa reserva de gordura que o corpo faz é também uma reserva para o período de amamentação.

Nutricionistas de gestantes on-line

O ganho de peso é normalmente consequência natural do bem-estar físico, mental e fisiológico. O acompanhamento nutricional da gestação é muito importante, pois é preciso avaliar a qualidade da gestação para garantir o consumo da quantidade adequada de nutrientes importantes para a saúde da mãe e do bebê.

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato.

Picture of Paula Stancari

Paula Stancari

Nutricionista com especialização em Nutrição Materno Infantil, Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Mestra pela Universidade Federal de São Paulo e fundadora da Clínica Paula Stancari Nutrição Materno Infantil
Confira também