A indústria de alimentos infantis utiliza embalagens com personagens conhecidos pelas crianças, inclui suas propagandas nos intervalos dos desenhos infantis e muitas vezes oferecem brinquedos como brindes, fazendo com que a criança, e até mesmo alguns adultos, assimilem que estes são ótimos alimentos do ponto de vista nutricional.

Devido a quantidade de dúvidas que os pais trazem durante os atendimentos no consultório, resolvi escrever os principais itens que compõe alguns alimentos que recebem forte investimento de marketing e que prejudicam muito a saúde da população em geral:

REFRIGERANTE: além de excesso de açúcar também contém ácido fosfórico, que promove a desmineralização óssea, prejudicando a composição de ossos e dentes.

MACARRÃO INSTANTÂNEO: contém grande quantidade de sódio (praticamente a recomendação do dia inteiro). Além disso é um alimento frito, por isso que fica pronto em apenas 3 minutos.

CEREAL INFANTIL: muito utilizado para engrossar mamadeiras. Seus principais componentes são farinha de trigo e açúcar. Será que seu bebê precisa disso?

SALSICHA: contêm diversos corantes, conservantes, excesso de sódio e gordura. É considerado um dos piores alimentos para uma criança.

SUCOS DE CAIXINHA: a maioria contém grande quantidade de açúcar e aditivos químicos.

GELATINA: composta basicamente por uma mistura de açúcar e corante. Ao contrário do que muita gente pensa tem pouca proteína (menos de 1,5 gramas por embalagem).

SALGADINHO: como o próprio nome diz é muito salgado, o excesso de sódio retira cálcio do osso (imagine isso em uma criança que está em fase de crescimento).

⦁BISCOITO RECHEADO: contém muita gordura, tanto no biscoito quanto no recheio, além dos aditivos químicos e do açúcar em excesso.

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Um ponto importante que deve ser esclarecido é que a existência de tais substâncias nos alimentos não significa proibição do consumo. Caso opte por oferecer tais alimentos, o ideal é que seja feito esporadicamente, afim de não acarretar prejuízo à saúde da criança.

Caso a criança esteja acostumada a consumir esses tipos de alimentos diminua a frequência de maneira significativa e inclua outras opções de alimentos naturais e frescos no cardápio.

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