Durante a gestação é comum aumentar a fome no período da tarde, pois à medida que o bebê cresce, ele demanda mais energia e nutrientes para se desenvolver.

Portanto, o lanche da tarde se torna uma refeição importante durante a gestação, devendo conter alimentos naturais, nutritivos e ricos em cálcio para atender às necessidades da mãe e do bebê.

Nesse artigo eu vou lhe apresentar sete opções de lanches práticos e saudáveis para facilitar o seu dia a dia durante a gravidez, além de dicas para você escolher os produtos mais adequados e que contribuam com o desenvolvimento do seu bebê.

Segunda-feira

  • Pão integral com Queijo Branco, Tomate e Orégano
  • Água de coco

Na escolha do queijo branco, opte por versões embaladas individualmente e feitas com leite pasteurizado para evitar contaminação.

Ao comprar água de coco, escolha opções sem aditivos alimentares e açúcares, evitando o conservante metabissulfito de sódio, que pode desencadear crises respiratórias.

Nessa opção de lanche, também é importante escolher pães integrais caseiros ou industrializados livres de conservantes. Além disso, o primeiro ingrediente desse tipo de pão deve ser “farinha de trigo integral”.

Terça-feira

  • Biscoito de polvilho com Mix de Castanhas
  • Iogurte de fruta

Nesta opção prática, prefira biscoitos de polvilho com cereais integrais e sem gordura hidrogenada (gordura trans).

Escolha iogurtes sem corantes artificiais, conservantes e com menor teor de açúcar, evitando assim o uso de adoçantes não recomendados para gestantes.

Quarta-feira

  • Iogurte Natural com Uva e Granola

Este lanche é um dos favoritos entre as gestantes.

Controle seu peso através de um plano alimentar equilibrado

Opte por iogurtes naturais de boa qualidade feitos com apenas dois ingredientes: leite e fermento lácteo.

Você também pode variar as frutas de acordo com sua preferência, mas lembre-se de higienizar frutas consumidas com casca, como uvas, com hipoclorito de sódio 2,5% para reduzir o risco de toxoplasmose durante a gestação.

Quinta-feira

  • Espetinho de Tomate Cereja com Cubinhos de Queijo
  • Pão Sueco

A combinação de queijo e tomate é uma delícia, principalmente nos dias mais quentes. Você pode incrementar ainda mais e adicionar pepino, cenoura ou até mesmo folhinhas de manjericão.

Vários tipos de queijos podem fazer parte desse lanchinho, como por exemplo: queijo minas padrão (tradicional ou light), queijo minas frescal, muçarela com menor teor de gordura, queijo coalho ou muçarela de búfala, de acordo com a sua preferência.

Além disso, o pão sueco é super versátil e saboroso. Devido ao seu baixo teor de água, ele possui maior durabilidade em comparação a outros tipos de pães. Também é possível encontrar algumas versões livres de conservantes.

Sexta-feira

  • Banana com Flocos de Aveia e Leite em Pó

Esse lanche é nutritivo, simples de preparar e tem todos os ingredientes para você ficar bem nutrida durante a tarde.

Se estiver em casa, pode adicionar água e bater tudo no liquidificador para fazer uma deliciosa vitamina de fruta.

Prefira utilizar um leite de boa qualidade e enriquecido com cálcio para tornar esse lanche ainda mais nutritivo.

Sábado

  • Bebida Vegetal Enriquecida com Cálcio
  • Pão Sírio Integral com Ovo Mexido
  • Maçã

Se por algum motivo você não consome leite ou derivados, as bebidas vegetais enriquecidas com cálcio podem ser uma ótima opção para compor os seus lanchinhos.


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Opte por versões com pelo menos 1mg de cálcio por ml e sem conservantes na composição.

Domingo

  • Pão Francês Integral com Queijo Cottage
  • Mamão Picado com Pasta de Amendoim

A dica de ouro aqui é escolher uma pasta de amendoim com apenas um ingrediente: amendoim.

Além disso, escolha uma pasta de amendoim com o selo Qualidade Certificada Pró-Amendoim – ABICAB, que garante a ausência de aflatoxinas (substâncias tóxicas produzidas por fungos que representam risco para a saúde).

Se você está em busca de uma alimentação prática e saudável, procure uma nutricionista especialista em gestantes e receba orientações personalizadas de acordo com a evolução da sua gestação.

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Equipe Nutricionistas Paula Stancari Nutrição Materno Infantil

Paula Stancari Nutrição Materno Infantil

Especialistas em alimentação de gestantes, gestação saudável, diabetes gestacional e gestação de risco

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