No post de hoje irei responder a dúvida da maioria dos pais que sempre me perguntam se crianças podem tomar café.
Muitos pais acreditam que o consumo de café por crianças é seguro por ser amplamente consumido em todo o mundo, mas na realidade, por ser rico em cafeína, tem efeito estimulante que pode fazer muito mal aos pequenos.
A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que crianças evitem o consumo de cafeína e alimentos com esta substância. Se engana quem pensa que apenas o café contém cafeína, pois refrigerantes à base de cola, guaranás, chocolates, chá verde, chá mate e chá preto também entram nessa lista.
Crianças que consomem cafeína por muito tempo acabam apresentando diversas complicações, como por exemplo:
- Dilatação dos vasos sanguíneos
- Aumento da pressão arterial
- Distúrbios do sono
- Aumento do número de vezes em que vai ao banheiro urinar
- Irritabilidade, nervosismo e agitação
- Depressão
- Ansiedade
- Atrapalha na absorção de cálcio e ferro
Além disso tudo, altas doses de cafeína podem ocasionar dores no estômago e de cabeça, náuseas, aumento da pressão arterial e até arritmia cardíaca. São vários os motivos para evitar na dieta de crianças pequenas.
Mas aos 5 anos de idade o café passa a ser mais liberado, onde a criança pode beber cerca de 50ml por dia, e de preferência, misturado com o leite. Porém, antes dessa idade, o ideal é evitar totalmente seu consumo.
Consumindo a quantidade certa, e na idade escolar, não há problema. Inclusive, alguns estudos realizados com crianças maiores sugerem que a cafeína pode trazer benefícios também.
Como por exemplo, se consumida em pequena quantidade, ajuda a melhorar a atenção e desempenho escolar. Além disso, ela tem sido utilizada em algumas crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDHA), e vem obtendo resultados positivos.
Gostaram de saber disso?
Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários!