Crianças podem tomar café?

Criança tomando café

No post de hoje irei responder a dúvida da maioria dos pais que sempre me perguntam se crianças podem tomar café.

Muitos pais acreditam que o consumo de café por crianças é seguro por ser amplamente consumido em todo o mundo, mas na realidade, por ser rico em cafeína, tem efeito estimulante que pode fazer muito mal aos pequenos.

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que crianças evitem o consumo de cafeína e alimentos com esta substância. Se engana quem pensa que apenas o café contém cafeína, pois refrigerantes à base de cola, guaranás, chocolates, chá verde, chá mate e chá preto também entram nessa lista.

Crianças que consomem cafeína por muito tempo acabam apresentando diversas complicações, como por exemplo:

  • Dilatação dos vasos sanguíneos
  • Aumento da pressão arterial
  • Distúrbios do sono
  • Aumento do número de vezes em que vai ao banheiro urinar
  • Irritabilidade, nervosismo e agitação
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Atrapalha na absorção de cálcio e ferro

Além disso tudo, altas doses de cafeína podem ocasionar dores no estômago e de cabeça, náuseas, aumento da pressão arterial e até arritmia cardíaca. São vários os motivos para evitar na dieta de crianças pequenas.

Mas aos 5 anos de idade o café passa a ser mais liberado, onde a criança pode beber cerca de 50ml por dia, e de preferência, misturado com o leite. Porém, antes dessa idade, o ideal é evitar totalmente seu consumo.

Consumindo a quantidade certa, e na idade escolar, não há problema. Inclusive, alguns estudos realizados com crianças maiores sugerem que a cafeína pode trazer benefícios também.

Como por exemplo, se consumida em pequena quantidade, ajuda a melhorar a atenção e desempenho escolar. Além disso, ela tem sido utilizada em algumas crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDHA), e vem obtendo resultados positivos.

Gostaram de saber disso?

Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários!

 

Nutricionista Atendimento On-line

Gostou do conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Paula Stancari

Paula Stancari

Nutricionista Especialista em Nutrição Materno Infantil e em Saúde da Família, tutora de Aleitamento Materno pelo Ministério da Saúde e mestranda pela UNIFESP

Perfil

Receba as novidades

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn